quinta-feira, 22 de julho de 2010

Seleção BRASIL campeã mundial de Handebol de Arei

Brasil avança à segunda fase do Mundial Júnior

Seleção Feminina vence Japão e enfrenta a Suécia no sábado (24)



A Seleção Brasileira Feminina Júnior de Handebol superou o Japão por 25 a 19 (8 a 9) na madrugada de hoje (22) e assegurou sua vaga na segunda fase do Mundial da Coreia de Sul, que será disputado até o dia 31 deste mês. A artilheira do confronto foi a armadora brasileira Samara, com oito gols. A maior goleadora da seleção japonesa foi a jogadora Yui Matsuo, com cinco gols.

O Brasil fez uma excelente campanha no Grupo C, que, além da seleção japonesa, contava com Hungria, Espanha, Tailândia e Austrália. A equipe brasileira somou três vitórias e dois empates e encerrou sua participação nesta etapa da competição em segundo lugar, com oito pontos. Assim, enfrentará a Suécia, terceira colocada da Chave D, na segunda fase do Mundial. O jogo será às 3h (de Brasília) na cidade de Gwangju.

A Hungria derrotou a Espanha por 25 a 27 e garantiu o primeiro lugar do Grupo C, com nove pontos, e encara a Rússia na segunda fase. A Espanha, que ficou em terceiro, com sete pontos, joga contra a seleção de Montenegro, considerada a sensação do Mundial Júnior.

O jogo contra o Japão foi um dos mais difíceis para a Seleção Brasileira. “No primeiro tempo, as meninas do Brasil apresentaram um certo nervosismo e não conseguiram imprimir um bom ritmo de ataque, além de pecar excessivamente nas finalizações. Foram três cobranças de sete metros, quatro lances de seis metros e mais três contra ataques. Com isso, as japonesas mantiveram a vantagem durante todo o primeiro tempo”, relatou o treinador.

Apesar de um primeiro tempo complicado, Graciano destacou a postura defensiva da equipe. “O ponto positivo da primeira etapa foi o bom desempenho defensivo juntamente com as boas defesas da goleira Jéssica”, disse. Mas a Seleção Brasileira se recuperou no segundo tempo. “Voltamos a ter êxito nas finalizações e, rapidamente, viramos o placar. Conseguimos nos manter na liderança do marcador até o fim”, complementou Graciano.

Neste jogo, as atletas brasileiras que marcaram gols foram: Dayane (2), Karoline (4), Samara (8), Thaís (4), Carolina (2), Janaína (2), Adriana (1) e Vitória (2). Na primeira fase, o Brasil somou três vitórias e dois empates. A equipe brasileira anotou 161 gols e sofreu 107 gols.

Brasil vence Austrália no Mundial Júnior Feminino

Seleção enfrenta o Japão amanhã (22), às 5h (de Brasília)


Seleção Brasileira Feminina Júnior de Handebol derrotou a Austrália por 47 a 16 (23 a 7) no Mundial da Coreia do Sul, realizado até o dia 31 deste mês. A artilheira do jogo foi a australiana Smiljanic, com oito gols, e a maior goleadora do Brasil foi a armadora Samara, com seis gols. Com mais esse resultado positivo, o Brasil mantém a invencibilidade na competição com duas vitórias e dois empates. Amanhã (22), a equipe brasileira enfrenta o Japão, às 5h (de Brasília), em Seul, para assegurar uma das três vagas na segunda fase. A Seleção está na Chave C, que além das equipes australiana e japonesa, conta ainda com Hungria, Espanha e Tailândia.

Embora o Brasil tenha vencido o jogo contra a Austrália com certa facilidade, o técnico Sérgio Graciano confidenciou sua preocupação com o duelo. “Após observar as australianas jogarem, vi que não teríamos dificuldades de impor nosso jogo. O grande problema era manter a concentração da equipe durante uma partida que seria fácil”, explicou o treinador. Antes do compromisso com o Brasil, a Austrália havia sido derrotada por Espanha (43 a 12), Japão (46 a 15) e Hungria (51 a 14).

Mas Graciano ficou satisfeito com o que viu. As jogadoras do Brasil fecharam os espaços das adversárias e imprimiram muita velocidade no contra-ataque. Tanto que todas as atletas brasileiras balançaram às redes, com exceção das goleiras. “As meninas se comportaram muito bem, disputando a bola o tempo todo e não se importaram com o placar. Essa atitude foi muito importante, especialmente pensando na partida de amanhã, onde teremos de manter o foco durante os 60 minutos”, complementou.

Os gols brasileiros na partida foram anotados por Agda (1), Jéssica Quinting (5), Dayane (3), Karoline (5), Verônica (2), Bárbara (2), Myllena (2), Marjorie (2), Jéssica Oliveira (4), Thaís (3), Carolina (3), Janaína (5) e Adriana (4).

A boa campanha no Mundial não deixa a Seleção Brasileira confortável. Tanto que o treinador fez questão de ressaltar a importância do jogo com a seleção japonesa. “A partida contra o Japão será a mais importante da chave e uma derrota pode dificultar o Brasil na busca pela classificação, apesar da bela campanha”, disse Graciano. A Seleção Brasileira está na terceira posição do Grupo C, com seis pontos, atrás de Hungria e Espanha, empatadas em primeiro lugar com sete pontos. O Japão é o quarto colocado, com quatro pontos. Austrália e Tailândia não pontuaram no Mundial. Em quatro rodadas, o Brasil anotou 136 gols e sofreu 88.